Estamos em outubro e, com isso, damos início à campanha Outubro Rosa, movimento criado para conscientizar todas as mulheres sobre o câncer de mama e para ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
O movimento foi criado em 1990, em Nova York, nos Estados Unidos, quando um laço rosa – símbolo da campanha – foi criado e entregue para os participantes da Corrida pela Cura, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
Desde então, no mundo todo, o movimento Outubro Rosa realiza, anualmente, um conjunto de ações para mostrar a todas as mulheres o quão perigosa é a doença. Além disso, a campanha também tem como foco incentivar os homens a encorajar suas mães, filhas, esposas e amigas a praticar a prevenção contra o câncer de mama.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), toda a campanha tem uma meta central: diminuir o número de casos e, consequentemente, a mortalidade pela doença.
Afinal, o que é câncer de mama?
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres do mundo todo, representando cerca de 66 mil novos casos no Brasil, apenas esse ano, de acordo com os dados do INCA. Essa alta incidência também é refletida no número de mortalidade, que chegou a mais de 16% entre os anos de 2016-2020.
A doença consiste em um tumor maligno que afeta os tecidos mamários. É causada por alterações genéticas, que provocam um avanço de células anormais, gerando o cisto na mama.
Não há um fator de risco exato para o câncer de mama, mas existem hábitos de vida que podem facilitar o surgimento da doença. Entre eles, estão:
- Estar acima do peso;
- Não praticar atividade física;
- Consumir bebida alcoólica em excesso;
- Expor-se demais à radiação.
Além disso, outros fatores podem ser a menopausa tardia e o histórico familiar da doença.
E então, como é a prevenção?
A principal forma de se prevenir contra o câncer de mama é controlar todos os fatores de risco mencionados. Dessa forma, estar no peso ideal para o seu corpo, praticar atividade física e alimentar-se corretamente podem diminuir as chances de surgimento da doença.
Mas, além disso, a prevenção também consiste na realização de exames, como a mamografia, para o rastreio precoce do câncer de mama.
Outro hábito importante que ajuda a prevenir contra a doença é o autoexame de toque. Neste, a mulher pode palpar suas mamas, para ver se há alguma alteração ou a presença de nódulos, pequenos caroços, na região.
Mamografia no Recanto das Emas
O combate ao câncer de mama é uma luta de todos e, por essa razão, durante o mês de outubro, o InMeD conta com condições especiais para a realização da mamografia e ecografia mamária e transvaginal.
Apoiamos o Outubro Rosa e reforçamos: a prevenção é sempre o melhor caminho. Entre em contato conosco e cuide da sua saúde com o InMeD.