O diabetes é uma doença que vem crescendo por todo o mundo, sendo uma das causas mais comuns da amputação de pernas e pés. Grande parte dessa consequência é precedida de uma ulceração nos pés, que pode ser prevenida ou tratada adequadamente, evitando complicações.
Por conta de uma lesão chamada neuropatia diabética, é comum que haja perda de sensibilidade dos membros inferiores. Com isso, são afetados inicialmente os dedos dos pés e depois outras áreas.
Vale destacar que, no caso de pessoas diabéticas, o menor machucado pode infeccionar e levar a um quadro grave de gangrena, ocasionando risco de amputação.
Como prevenir a amputação por consequência de diabetes
Em primeiro lugar, é importante prevenir a ulceração. Para isso, as pessoas com diabetes devem estar atentas a cuidados básicos, como:
- Examinar diariamente os pés;
- Secar cuidadosamente os pés após o banho;
- Manter a pele sempre hidratada;
- Utilizar meia de algodão;
- Usar sapatos fechados.
Se houver ulceração, ou o paciente já tiver uma ferida, é importante tratar o quanto antes, com medicamento e curativo adequado, evitando complicações.
Importância do diagnóstico precoce de diabetes
É importante que o diagnóstico precoce de diabetes seja efetuado. Dessa forma, é possível evitar suas complicações. Então, fique atendo aos sintomas:
- Urinar excessivamente;
- Sede excessiva;
- Aumento do apetite;
- Perda de peso;
- Cansaço;
- Vista embaçada ou turva;
- Infecções frequentes, principalmente de pele.
Sobre a Clínica InMeD
A Clínica InMeD cuida da saúde e da qualidade de vida da população. Atualmente, oferece atendimentos no Recanto das Emas, com o propósito de tornar a saúde mais acessível a um número cada vez maior de pessoas. Isso com um atendimento profissional, ético, humano e personalizado.
Nas unidades, é possível contar com endocrinologistas capacitados para o tratamento de diabetes, prevenindo suas complicações. Confira qual a clínica mais próxima de você e agende sua consulta.
Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes